O mercado brasileiro está na mira de muitas marcas asiáticas, e a VinFast é a mais recente a considerar desembarcar por aqui. Desde o final do ano passado, a montadora vietnamita está de olho no Brasil e acabou de registrar a patente do seu carro mais bem-sucedido até agora: o mini SUV elétrico VF3.

Com um visual que mistura jeitão de jipinho e aparência de carrinho de brinquedo, o modelo registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) tem apenas duas portas e acomoda quatro ocupantes. O design é quadradão e robusto, semelhante ao Suzuki Jimny. Essa percepção é ainda mais clara quando vemos as molduras em plástico fosco nos para-choques e nas caixas de roda.

Tamanho compacto, grande estilo

 

mini SUV  é ideal para quem precisa estacionar em vagas apertadas. Com 3,19 metros de comprimento (53 cm a menos que um Renault Kwid E-Tech), 1,67 metros de largura e 1,62 metros de altura, ele cabe em qualquer lugar. O porta-malas tem capacidade para 550 litros, desde que a segunda fileira de assentos esteja rebatida.

 

Desempenho e tecnologia

 

O motor elétrico do  VF3  é modesto, com 52 cv de potência. Apesar disso, a bateria de 18,6 kWh promete uma autonomia de até 237 km, conforme o ciclo WLTP. As suspensões elevadas são ideais para as condições brasileiras, e as rodas de 16 polegadas podem ser de aço ou liga leve.

 

Em termos de tecnologia, o  VF3  não engana: possui central multimídia de 10 polegadas, ar condicionado automático e ventilador de LED.

Chegada ao Brasil

 

VF3  já é um sucesso no Vietnã, com mais de 27 mil unidades vendidas em pré-venda. Por lá, o modelo custa o equivalente a cerca de R$ 50 mil. Se for para o Brasil, a expectativa é que o preço fique abaixo dos R$ 100 mil, disputando espaço no segmento dos carros elétricos de entrada.

 

Fique ligado, porque o  VF3  pode ser o próximo carro elétrico a conquistar os brasileiros!